Aguarde...

17 de Agosto de 2018

Horta da UBS Vera Cruz contribui para alimentação saudável e consciência ambiental

O cultivo de hortas contribui para a promoção de saúde por meio do incentivo à alimentação saudável, além de proporcionar bem-estar por conta dos aspectos terapêuticos que esta prática oferece. Pensando nestes benefícios, o PAVS da UBS Vera Cruz deu início em fevereiro  ao processo de revitalização da horta da Unidade.

A primeira etapa dessa mudança consistiu na limpeza e organização do espaço. Colaboradores e moradores da região uniram esforços e deram o pontapé inicial na mudança. Depois de todo o trabalho de limpeza, os canteiros de madeira deram lugar aos de blocos de concreto e de garrafa pet, evitando assim o apodrecimento e reduzindo o impacto ao meio ambiente através da reutilização de resíduos sólidos.

“Os canteiros circulares são coloridos com intuito de tornar o espaço lúdico e divertido, pois o público-alvo para oficinas de plantio, transplante de mudas, iniciação à jardinagem, entre outras ações nesse local são crianças”, explica o agente de promoção ambiental Moacyr Turuzawa. Após a construção dos canteiros, a terceira etapa foi marcada pela criação de parcerias e atividades de educação socioambiental, além da implantação do grupo fixo da horta. “Iniciamos as mais variadas atividades a fim de promover a horta e disseminar questões como alimentação saudável e qualidade de vida”, diz Moacyr.

Eliana Gomes da Rosa é moradora da região e participa ativamente na manutenção da horta. “Para mim é algo maravilhoso, pois é um espaço aberto para a população, onde podemos mexer na terra, plantar e o mais legal, ver o resultado e colher”, comemora. Para a voluntária Nanci Caroci, “é muito bom estar aqui e poder cuidar deste local. É uma terapia!”, disse.

Além disso, o PAVS da Unidade estabeleceu parceria com os grupos do NASF da UBS Vera Cruz como, por exemplo, o grupo de Saúde Alimentar Infantil e Adulto, coordenado pela nutricionista Tatiani Nascimento Souza, e de Saúde Mental, da terapeuta ocupacional Graziela de Araújo Accorsi e da psicóloga Fernanda. Eventualmente, a horta recebe também o grupo de idosos do Programa Acompanhantes de Idosos para bate-papos sobre alimentação saudável.

 “É muito importante ter este tipo de espaço na Unidade de Saúde, pois além de participar dos grupos, os usuários e os próprios colaboradores podem ver e aprender como é feito o plantio de hortaliças, temperos e plantas medicinais. Esses momentos contribuem para a conscientização e entender a importância de mudar os hábitos alimentares”, finaliza Moacyr.

Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.