Aguarde...

18 de Maio de 2018

Hospital Municipal Evandro Freire promove a IV Semana de Enfermagem

“Eu cuido de você e quem cuida de nós?”, é o tema da IV Semana de Enfermagem do Hospital Municipal Evandro Freire, que contará com um ciclo de palestras entre hoje (17) e amanhã (18). O evento é voltado para os enfermeiros e técnicos que estão sempre dispostos a cuidar do próximo e, muitas vezes, esquecem de sua própria saúde, seja ela mental, física ou espiritual.

Durante a abertura das atividades, nesta quinta-feira, o diretor do hospital, Carlos Catusso, agradeceu a presença dos palestrantes e de toda a equipe do hospital. “A enfermagem é mais que uma profissão, é uma missão. Hoje, no Evandro Freire, temos 353 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. Ou seja, 50% do nosso quadro de colaboradores”, celebrou Catusso. Em seguida, a gerente assistencial, Maria Elizabeth Serejo, contou um pouco sobre o Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio, e parabenizou todos os profissionais de enfermagem. “A equipe de coordenação do hospital preparou um vídeo com fotos da equipe para homenageá-los”, disse.

A primeira palestra foi ministrada pela deputada estadual e ex-chefe da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Martha Rocha, sobre assédio, em sua maioria, contra as mulheres. “A enfermagem é a segunda profissão com maior presença feminina. Me solidarizo com a luta da categoria, onde muitas já sofreram algum tipo de abuso”. Durante sua fala, a deputada também explicou os diferentes tipos de violência existentes. “O assédio moral, por exemplo, é a humilhação e a desqualificação que o trabalhador passa em uma empresa. É dever do empregador prevenir e coibir esse tipo de violência”, ressaltou, lembrando que a polícia e a área da saúde trabalham juntos, sempre em prol do ser humano. “É na delegacia e nos hospitais que muitas mulheres recorrem para contar casos de abusos sofridos por seus parceiros”, concluiu Martha.

Palavra tem poder. Essa foi a frase dita pelo professor de neuroeducação, Claudio Falcão. O palestrante ensinou que é preciso começar o dia com mensagens positivas. Já a coaching e terapeuta quântica, Rô Amonet, promoveu um debate sobre o sentir e o ser, e reforçou que quando promovemos o bem, também o recebemos em troca. A coach e pós-graduada em Teologia, Ana Cristina Fernandes, explicou um pouco sobre a importância em zelar pela saúde espiritual.

Mas foram dois assuntos que criaram um clima descontraído na plateia neste primeiro dia. Amarildo Silva, da controladoria do Cejam deu dicas importantes sobre como preparar um planejamento financeiro e o que fazer com as dívidas enquanto que a nutricionista Rafaella Dodde abordou alguns pontos relevantes para uma alimentação saudável, promovendo saúde e bem-estar sem sacrifícios.

Ao final do primeiro dia, o Sr. Carlos José, de 57 anos, ex-paciente do hospital, prestou uma homenagem às enfermeiras presentes e agradeceu pelos cuidados que todas tiveram com ele durante os 30 dias em que esteve internado.

Fonte: Assessoria de Comunicação CEJAM/Máquina Cohn & Wolfe

Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.