Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

20 de Agosto de 2015

Plano Individual de Parto: mais informação e garantia de atendimento humanizado à gestante

O Plano Individual de Parto surgiu nos anos 2000, como uma recomendação, especialmente, para os Hospitais Amigos da Criança. Considerado um dos pontos importantes da Humanização de Assistência ao Parto, a ação em busca deste importante documento se intensificou a partir de 2013, com a “Lei de Humanização”.  Implantar o plano tornou-se uma grande preocupação do Programa Parto Seguro - Também é Rede Cegonha em parceria com a Autarquia Hospitalar e a Secretaria Municipal de Saúde.

Com o objetivo de oferecer uma nova perspectiva na assistência, o Plano Individual de Parto tornou-se portaria para os hospitais municipais que contam com o Programa Parto Seguro e que obrigatoriamente devem oferecer o impresso já disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde desde julho de 2015.

“Nossa intenção é que a gestante chegue ao hospital mais preparada e com uma noção do que espera para a hora do parto”, explica Valéria Kelly Vieira, supervisora administrativa e responsável técnica do Programa Parto Seguro.

“A ideia é que a gestante preencha o plano durante o pré-natal realizado nas UBS ou no acolhimento no dia da internação. Após serem dadas todas as orientações, ela pode até mesmo preencher o documento em casa e trazer no dia do parto”, completa Rosemeire Criscuolo, enfermeira obstetra e supervisora do Programa Parto Seguro do Hospital Municipal Ignácio Proença de Gouvêa.

Ao chegar ao Hospital, Tainah de Sousa recebeu diversas orientações como as diferentes posições de parto e respiração, exercícios de estimulo e alívio da dor, e conheceu benefícios do programa, como banho terapêutico, a presença do acompanhante e a importância do contato pele a pele entre mãe e filho. No plano individual, ela pode optar quais os procedimentos que gostaria de fossem realizados, além de suas expectativas em relação ao parto e ao acompanhante.

“Não recebi nenhuma destas orientações antes do nascimento de meu primeiro filho. Agora, depois de receber todas essas informações e poder optar pelo que quero que seja realizado, estou me sentindo mais segura e com mais suporte”, conta Tainah. 

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.