Aguarde...
15 de Outubro de 2025
Em uma manhã dedicada ao respeito e à escuta, o 3º Encontro de Diversidade, Equidade e Inclusão do CEJAM reuniu colaboradores(as), gestores(as) e especialistas para refletir sobre como construir um ambiente de trabalho mais justo, acolhedor e representativo.
O evento, realizado no dia 14 de outubro e transmitido pela TV CEJAM no YouTube, abordou temas como equidade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência, diversidade étnico-racial, comunidade LGBTQIAP+ e valorização das diferentes gerações.
João Romano, gerente executivo do CEJAM, abriu o encontro ressaltando o significado da data e o compromisso contínuo da instituição com a pauta da inclusão. “É um dia muito importante para o CEJAM, por ser o terceiro encontro. Cada edição representa um passo a mais na busca por entendimento e empatia. Respeito e amor ao próximo são razões pelas quais estamos nesta vida e é com esse propósito que seguimos construindo, coletivamente, um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor e inclusivo. Essa é a coragem do CEJAM”, afirmou.
A gerente corporativa Floriza Mendes reforçou a importância do encontro como um espaço de crescimento coletivo. “Que este momento seja de aprendizado, que possamos sair melhor do que entramos. Aprender faz parte da nossa vida e do nosso crescimento, é sobre sermos, a cada dia, melhores do que ontem”, pontuou.
Olhar atento às pessoas e às diferenças
A programação trouxe apresentações que abordaram as linhas de cuidado voltadas às populações vulnerabilizadas e o papel da cidadania no acesso à saúde. A Dra. Glória Zenha, assessora técnica do CEGISS - Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde , ressaltou que a inclusão vai além do tratamento clínico, envolve olhar, escuta e continuidade no cuidado. “Trabalhamos para oferecer às pessoas aquilo de que realmente precisam, reconhecendo suas diferenças e contribuindo para que cresçam como cidadãos”, enfatizou.
A gerente de Responsabilidade Socioambiental, Marceli Fradeschi, apresentou a Plataforma de Direitos Humanos do Pacto Global e destacou que a adesão do CEJAM fortalece práticas mais sustentáveis, justas e inclusivas. “O Pacto Global nos motivou a alinhar projetos aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aprimorar de forma concreta nossos indicadores em direitos humanos”.
A participação do analista de Diversidade, Equidade e Inclusão, Lucas Bastos, foi propícia para detalhar o Programa DEI - Diversidade, Equidade e Inclusão do CEJAM, destacando os quatro pilares que orientam a construção de uma cultura inclusiva: workshops e treinamentos, política institucional, reconhecimento da diversidade e plataforma de direitos humanos.
“A diversidade veio para somar e nosso propósito é assegurar que todas as pessoas, independentemente de origem, raça, gênero, identidade, orientação, religião, condição ou trajetória, tenham acesso às mesmas oportunidades de crescer, pertencer e se realizar”, salientou Lucas.
Já a Dra. Denise Alves Fernandes, coordenadora jurídica do Núcleo Integridade e Compliance do CEJAM, lembrou da relevância de políticas internas que assegurem respeito e equidade. “Nosso compliance assegura que as políticas de diversidade e de combate ao assédio sejam aplicadas com justiça e efetividade”, indagou.
Palestra magna e mesa de encerramento
O encontro teve como palestrante principal Joseph Kuga, escritor e especialista em inclusão, que ressaltou a diferença entre igualdade e equidade. “O respeito deve ser igual, mas o cuidado precisa ser individualizado. Precisamos lutar por equidade, garantindo que todos usufruam de seus direitos de forma justa. Nada sobre nós, sem nós.”
A manhã de diálogo terminou com uma mesa conduzida por Lucas Bastos, reunindo Joseph Kuga, Dra. Gloria Zenha e a convidada Thayná Silva, enfermeira e palestrante, promovendo uma conversa aberta sobre práticas inclusivas, escuta ativa e cuidados centrados nas pessoas.
O 3º Encontro de Diversidade, Equidade e Inclusão do CEJAM reforçou, mais uma vez, que a transformação acontece quando cada indivíduo é ouvido e respeitado, e quando instituições assumem o compromisso de construir coletivamente um ambiente acolhedor, representativo e justo para todos.
Assista ao evento na íntegra pela TV CEJAM no YouTube.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!