Aguarde...
28 de Agosto de 2025
O aleitamento humano é fundamental para a nutrição e desenvolvimento dos bebês, no entanto, seus benefícios vão muito além da saúde física, abrangendo a conexão emocional e o cuidado com o planeta. Com essa abordagem, o CEJAM promoveu o evento “Amamentação Segura e o Apoio Sustentável”, nesta quarta-feira (27), em sua sede em São Paulo e com transmissão online.
O encontro, dedicado à campanha Agosto Dourado – mês de incentivo ao aleitamento humano –, reuniu profissionais das maternidades, e propôs uma reflexão alinhada à temática “Priorizemos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”, estabelecido pela WABA (Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação) em 2025.
Dra. Anatalia Basile, coordenadora-geral da Maternidade Segura Humanizada CEJAM, ministrou a palestra “Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”. Ela apresentou as estratégias desenvolvidas nos serviços sob gestão da Instituição, com foco no atendimento acolhedor, suporte e empoderamento da pessoa lactante.
A coordenadora também ressaltou a dimensão ambiental. “O leite humano é um alimento natural, renovável e sustentável, com impacto zero de resíduos na natureza e, ainda, fortalece os vínculos familiares”.
Para se ter uma ideia, a produção de 1 kg de fórmula infantil gera entre 7,1 e 11 kg de CO₂ equivalente (CO₂e) — sem considerar as emissões do transporte e da fabricação de mamadeiras —, enquanto a amamentação tem impacto menor, liberando entre 5,9 e 7,8 kg de CO₂e, além de evitar emissões e resíduos associados ao preparo, à embalagem e à locomoção*.
O CO₂ equivalente (CO₂e) é usado para expressar o impacto dos diferentes gases de efeito estufa, comparando-os ao potencial de aquecimento global do dióxido de carbono.
Histórias inspiradoras e experiências exitosas completaram a programação
Reforçando o aspecto afetivo do tema, Israel da Silva Santos, coordenador administrativo do CEJAM em Peruíbe, compartilhou seu depoimento sobre a importância da rede de apoio no processo de amamentação de sua filha de dois meses, junto de sua esposa. “É necessário compreender e ouvir. É um processo lindo, difícil, mas que constrói relacionamentos mais fortes”.
Já Angélica Tavares Pellegrino, colaboradora e paciente do Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula, relatou sua experiência de parto humanizado e aleitamento. “É um amor que transborda, e eu tive a oportunidade de vivenciar isso”, celebrou.
Visando reconhecer e valorizar as iniciativas desenvolvidas em serviços com atuação da Instituição, o painel de experiências contou com a participação de colaboradores que destacaram as ações de Agosto Dourado realizadas.
Com ações como essas, o CEJAM reafirma seu compromisso com o cuidado seguro, respeitoso e sustentável em todas as fases da vida!
*Fonte: INCAP – Instituto de Nutrición de Centro América y Panamá e Sistema de la Integración Centroamericana (SICA).
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!