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19 de Junho de 2018

UBS Santa Lúcia se mobiliza e incentiva o uso do aplicativo Agenda Fácil por usuários

O aplicativo Agenda Fácil chegou para facilitar o dia a dia dos usuários do SUS. Com ele, é possível agendar, confirmar e cancelar consultas e exames pelo telefone celular. Já está disponível para download gratuito no Google Play e na Apple Store e para utilizá-lo pela 1ª vez, é preciso retirar um código de acesso na UBS de referência do paciente.

Para incentivar o uso do Agenda Fácil, a UBS Santa Lúcia se mobilizou. Com a missão de divulgar e cadastrar o maior número de pessoas no aplicativo, a Unidade envolveu profissionais das áreas administrativas e assistenciais. Ação desenvolvida pela gerente Andrea Dantas: “Reunimos-nos para definir as estratégias e ‘movimentar’ a Unidade para divulgar mais este benefício à população. Assim, decidimos que ao invés do usuário vir até a UBS para conseguir seu código, nós o entregaríamos em sua residência”. Os agentes comunitários de saúde foram os primeiros a serem cadastrados, para manusearem e conhecerem melhor o aplicativo, depois passaram a entregar o código em mãos aos usuários, viabilizando o acesso. Já geramos mais de 13 mil códigos”, explica.

Em testes desde outubro de 2017, o objetivo do aplicativo é diminuir as filas para marcação de consultas e minimizar as ausências, possibilitando que outros pacientes ocupem o horário vago. O paciente receberá alertas do app lembrando do agendamento cinco, três e um dia antes da consulta ou exame.

“Com a estratégia definida, criamos uma planilha individual para cada agente comunitário de saúde para que ele pudesse fazer o controle dos códigos emitidos”, relata Luana Mariano, assistente administrativa. 

Além do agendamento de consultas e exames, o Agenda Fácil permite que o usuário acompanhe todos os procedimentos agendados, pré-agendados ou em fila de espera. Nos dois primeiros casos, serão fornecidos a data, o horário, o nome da unidade e o endereço em que a consulta ou o exame será realizado. O usuário também pode desmarcar procedimentos, caso não possa comparecer.

“Tivemos boa aceitação ao aplicativo, especialmente do público mais jovem”, conta Luciliana Santos, agente comunitária de saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação CEJAM

São Paulo

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